PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE O HIDROMEL

O que é hidromel?
 
Hidromel é uma bebida fermentada de mel e água. Seu método de produção é muito semelhante ao vinho e muitas vezes é chamado de "vinho de mel".
Hidromel é como cerveja ou vinho? 
No passado era constantemente tomado em canecões ou chifres, como as cervejas. Mas o hidromel tem características muito mais próximas de um vinho do que de uma cerveja, como o teor alcoólico, por normalmente não ser carbonatado e pela a própria aparência do líquido quando clarificado, o que levou o hidromel a ser chamado de vinho de mel por muito tempo. Entretanto o correto é que o hidromel tenha uma categoria própria, é hidromel e ponto.
O hidromel é mais antigo que cerveja ou vinho? 
Este é um tema de larga discussão e ninguém sabe dizer com certeza. Pela simplicidade dos ingredientes e de todo o processo de fabricação, é possivel que o hidromel seja a primeira bebida fermentadada da humanidade, existem evidências de consumo com data de até 10 mil anos atrás, mas há sempre quem duvide. Confira mais no blog da Arven.

Nunca ouvi falar de hidromel, só a Arven produz? 

Não, nos Estados Unidas, Europa e em tantos outros lugares do mundo o hidromel vêm ganhando popularidade, em cerca de 10 anos a quantidade de empresas mais que dobrou, atualmente são mais de 300 hidromelarias só no mercado americano e diversas vinículas também produzem hidromel.  No Brasil ainda é um produto pouco conhecido mas já tem muitos fãs.
Qual a validade do hidromel?
Como acontece com o vinho, o hidromel não tem uma data de validade específica, podendo durar muitos anos se bem guardado, inclusive, a bebida tende a melhorar com os anos. Confira mais no blog da Arven.
Posso guardar hidromel depois de abrir a garrafa?
Mesmo o hidromel não tendo uma data de validade específica, após aberto, podem entrar bactérias pelo ar que com o tempo podem estragar o hidromel. O mais recomendado é terminar a garrafa, mas se for bem fechado e guardado em geladeira pode durar alguns dias. Você pode ver mais sobre isso no nosso blog.
Como devo armazernar a minha garrafa de  hidromel? 
Pela semelhança do vinho com o hidromel, praticamente todas as indicações para vinho se adequam para o hidromel, portanto, é aconselhado um lugar fresco e sem sol. Se sua garrafa for fechada com rolha, a garrafa deve permanecer deitada, para nao secar a rolha, pois pode causar vazamentos.
Qual a temperatura ideal para tomar meu hidromel?
Aconselhamos a tomar seu hidromel levemente gelado, entretanto ele é tão bom quanto á temperatura ambiente, já que os aromas e sabores são mais presentes nesta temperatura. Fica a gosto do freguês. 
Posso fazer drinks e pratos com hidromel?
Sim! E fica muito bom. Existem diversas receitas com hidromel tanto para drinks quanto para culinária. No nosso blog você pode conferir receitas para drinks com hidromel e ainda receitas culinárias com hidromel.
Qual o teor alcoólico do hidromel?
É possivel se controlar a quantidade de álcool que se deseja ter no hidromel, pode-se encontrar hidroméis de 6% até cerca de 20% de álcool. Os mais comuns do mercado brasileiro vão de 10% até 14%.
O que é hidromel seco, é o mesmo "seco" do vinho?
É o mesmo "seco" associado ao vinho, pois é possivel se controlar a quantidade de mel que fica no hidromel, se o residual de mel que ficar for muito pouco o hidromel será mais seco, se o residual de mel for maior, o hidromel ficará mais suave.
Existem fermentos e nutrientes específicos para hidromel ou é tudo adaptado do vinho e cerveja? 
Existem tanto leveduras (fermentos) específicas para o hidromel quanto nutrientes e ambos foram projetados para um melhor desempenho da fermentação e sabor final do produto, inclusive acelerando o processo de envelhecimento do hidromel. Cada receita de hidromel pode levar um fermento e nutriente específico, para se ter o melhor produto.
Na Arven, constantemente pesquisamos e implementamos as melhores condições possíveis para a fermentação de cada produto.
Quais ingredientes são usados para fazer hidromel?
A base do hidromel é água e mel, mas se pode adicionar ervas, frutas, temperos, pimentas, flores, cafés e tantos outros.
Quais os tipos de hidromel que existem?
O hidromel é uma bebida muito versátil, podendo ser tomado de diversas forma e com diversos ingredientes, então surgiram algumas categorias de hidromel como: 
 
- Tradicional: Hidromel feito com apenas água, mel e fermento;
- Cyser: Hidromel feito com maçãs ou seu suco;
- Pyment: Hidromel feito com uvas ou seu suco;
- Melomel: Hidromel feito com quaisquer outras frutas ou sucos;
- Metheglin: Hidromel feito com quaisquer temperos ou ervas;
- Braggot: Hidromel feito com cereais maltados;
- Sack Mead: Hidromel mais forte feito com uma quantidade extra de mel;
- Capsicumel: Hidromel feito com pimentas;
- Hippocras: Hidromel feito com mel, uvas e temperos;
- Mora: Hidromel feito com amoras;
- Rhodomel: Hidromel feito com pétalas de rosas, muito apreciado no periodo Romano.
Na Arven queremos explorar todas as possibilidades do hidromel, na nossa loja online você encontra o Calmaria, Silvestre e Insônia (metheglin) e Berrfott (Capsicumel) e em breve teremos mais sabores. Confira mais no blog da Arven.
Quanto tempo deve envelhecer um hidromel?
Esta não é uma resposta tão simples, já que após se encerrar as bolhas da fermentação e se eliminar as impurezas do hidromel, ele já está pronto para ser tomado. Entretanto o envelhecimento equilibra e suaviza o sabor do hidromel e este tempo de envelhecimento vai depender dos ingredientes e de todo o processo empregado na fermentação. Costuma-se tomar o hidromel com pelo menos 3 ou até 5 ou 6 meses de envelhecimento.
Quanto mel é usado para fazer 350ml de hidromel?
São aproximadamente 150 gramas de mel para uma garrafa de hidromel, entretanto esta quantidade pode ser maior ou menor dependendo da graduação alcoólica e de quão doce se deseja a bebida.
Tem alguma dúvida? Pergunte aqui.