Em Destaque

Qual a validade de um hidromel?


O hidromel é uma bebida que possui características muito semelhantes ao vinho. Ambos são fermentados, têm um teor alcoólico próximo e seus açúcares são convertidos em álcool pelas leveduras utilizadas, portanto, alguns pontos em comum podem ser esperados e sua validade é um deles.

Uma garrafa de hidromel pode durar alguns anos se armazenada adequadamente. Seu sabor ainda evolui ao longo desse tempo: amolecendo o álcool, diminuindo sua acidez e equilibrando melhor seus sabores. Portanto, se você não estiver com pressa e mantenha sua garrafa em um local seguro e à sombra, é possível que, quando finalmente for aberta, você tenha uma experiência ainda melhor.

Ao provar, o mais recomendável para hidromel, ou vinho, seria consumir a garrafa inteira no mesmo dia. Porque uma vez aberta, devido à entrada de ar, a oxidação começa a se tornar um problema e é exposta a bactérias e outros microorganismos que podem danificar a bebida. O alto teor alcoólico do hidromel ajuda na conservação, pois inibe a proliferação da maioria desses microrganismos, mas com o tempo os mais resistentes podem formar suas colônias, consumindo o resíduo persistente do mel e gerando outros produtos, como ácido acético ou vinagre, comum em vinhos mal conservados ou expostos por muito tempo.

No entanto, sabemos que, se abertos em um ambiente limpo, adequadamente fechado e refrigerado, esses processos de degradação podem ser adiados por alguns dias sem comprometer o sabor.

Esta e outras perguntas sobre o hidromel você encontrará em nossa página de Perguntas frequentes.

Até a próxima!

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social